quinta-feira, 2 de junho de 2011



 













Carlos Moore lança em Salvador, dia 3 de junho, na Casa de Angola, livro biográfico do músico africano Fela Kuti

Data: 27/05/2011
Após 29 anos do seu lançamento na Europa (França e Inglaterra) chega ao Brasil a biografia de Fela Kuti, escrita pelo cientista político Carlos Moore e com Prefácio de Gilberto Gil. O livro Fela, esta vida puta, tem o selo mineiro Nandyala, será lançado dia 3 de junho, às 18 horas, na Casa da Angola, em Salvador, em meio a uma polêmica hollywoodiana: a Broadway (EUA) está com o musical Fela!, produzido pelos astros Jay Z e Will Smith, baseado no livro de Moore, sem a autorização do autor.

No lançamento em Salvador (3/6), além da sessão de autógrafos de Moore - que mora na capital baiana há 10 anos - haverá transmissão de vídeos de shows de Fela Kuti e uma festa só de músicas afrobeat com o DJ Sankofa. O evento é uma parceira do CEAFRO – programa do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBa) com a Casa de Angola. 

          Aliás, a proposta de Moore e da editora Nandyala é lançar o livro em várias capitais do país, com muita música e vídeos de Fela Kuti. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre já estão na rota. O livro trás comentários de Sueli Careiro, Carlinhos Brown, Chico César, Yeni Anikulapo Kuti, Seun Anikulapo Kuti, Feni Anikulapo Kuti, Paulo Lins, Robert Farris Thompson, Margaret Busby, Lindsay Barrett e Hugh Masekela.

Moore foi amigo de Fela Kuti (1938-1997), cujo nome completo era Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti - o criador do afrobeat um movimento musical e político, nos anos 70. Moore comenta que Fela Kuti se destacou internacionalmente por promover a junção de vários ritmos negros africanos e da diáspora- jamaicanos e norte-americanos. O resultado foi um outro ritmo suingado, envolvente e irresistível. Já as composições de Fela Kuti contestavam a política de governos e regimes autoritários do seu país, a Nigéria. Algumas músicas chegaram a ter mais de 20 minutos de duração! Fela Kuti chegou a criar um partido de oposição, Movimento of the People (MOP), e se candidatou a Presidência da Nigéria. Fela  Kuti era , sem dúvida. adrenalina pura.

Depois de muita insistência de Moore, Fela Kuti aceitou a proposta de escrever o que se tornou a única biografia autorizada, em 1981. Aldo do tipo: topo fazer o livro e venha já. Moore não pensou duas vezes e foi ao encontro de Fela Kuti. Na época Moore morava na França e as entrevistas foram feitas em Paris e em Lagos (Nigéria) na Kalakuta, um tipo de república alternativa e independente criada por Fela Kuti que, na verdade, foi um espaço de resistência ao autoritarismo nigeriano e onde também viviam outros músicos e familiares.

Foi na Kalakuta que a mãe de Fela Kuti, a ativista Funmilayo Ransome-Kuti, acabou sendo assassinada pela polícia, tendo sida arremessada por uma janela por policiais, durante uma das várias invasões violentas a Kalakuta. No livro, Moore explica que esse crime afetou profundamente Kuti. Essas e muitas outras histórias são contadas por Moore, na primeira pessoa no livro Fela, essa vida puta, o que dá a sensação do leitor estar conversando com Fela Kuti. Aceleradissimo, criativo, visionário, idealista, amado e odiado, transgressor e rebelde até as últimas conseqüências. Esses adjetivos resumem parte da personalidade polêmica de Fela Kuti e que Moore soube bem dimensionar em seu livro.

* Obrigada por sua atenção. Caso queira mais informações favor contatar com:
  Carlos Moore - Tel: (71) 3016.6291ou  8784.7034
AI
Ceres Santos – Jornalista e Coord. Executiva do Ceafro/UFBa
Tel.: (71) 9989.7243 ou (74) 9966.6769, 3283.5520 ou 3375.1554
Salvador, 22/05/2011



Foto do site oficial do autor: http://www.drcarlosmoore.com/

7 comentários:

  1. Boa noite! Quando e onde será o evento?

    ResponderExcluir
  2. "O livro Fela, esta vida puta, será lançado dia 3 de junho, às 18 horas, na Casa da Angola, em Salvador."

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! E desculpe pela falta de atenção, depois me dei conta que as informações estavam no texto. Parabéns por suas escritas. Sempre me perco e me encontro em suas palavras! Boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a você pelo interesse e pelo elogio!O texto foi enviado pelo seguinte órgão:

    SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL - SEPPIR - Imprensa

    ResponderExcluir
  5. Rita, ainda não conheço na de Fela Kuti, mas vou procurar. Pelas informações que deste deve ser mesmo muito especial!
    Obrigada pelas dicas.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu também não, Cirandeira!Reproduzi o texto aqui nas Barcaças porque considero importante conhecermos o intelectual Carlos Moore, sua produção e também Fela. estimular pesquisas, olhares, enfim. Agora acontece o lançamento, não fui mas pretendo adquirir o livro para conhecer a história.

    O texto foi enviado por:
    SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL - SEPPIR

    ResponderExcluir