quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Itatelino Oliveira Leite Júnior: Os coronéis ficaram na história, mas não existem mais.

foto: Edgard Navarro





1- Por que o seu nome é Itatelino? Há algum significado?


Em tupi-guarani ita é pedra; o resto há 50 anos que procuro saber. Acho que é pura criação do meu avô, pois este é o nome do meu pai.


2- Qual a sua função na CEPLAC? Ela ainda existe como Instituição? Qual o papel da CEPLAC hoje na Região?


A CEPLAC é uma Instituição criada em 1957 e pertence ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tem como principais funções a geração de pesquisas para geração de tecnologia sobre a cultura do Cacau, a exemplo da descoberta de clones resistentes a pragas, correção e fertilização dos solos, combates a pragas (insetos) e doenças, colheita, beneficiamento das amêndoas, entre outras. Além do cacau, trabalhamos com pecuária (grandes e pequenos animais) assim como com outras lavouras, a exemplo das Palmeiras (açaí, pupunha, dendê e coco), Seringueira, Guaraná, Cravo da Índia, Pimenta do Reino, entre outras. É também função da CEPLAC fazer a extensão rural, ou seja, levar essas tecnologias geradas pela pesquisa aos produtores.


3- Quais as mudanças necessárias para torná-la mais eficaz e atuante?


Realizar concurso público para recompor o seu quadro técnico, pois há mais 25 anos a instituição não contrata funcionários e, com isso, vem desfalcando o seu quadro de funcionários.


4- O que é uma barcaça e quais os tipos encontrados por aí? São utilizadas em outras lavouras? Qual o tempo necessário para cada etapa do processo de colheita e secagem da semente?


Barcaça é a estrutura física que se usa para realizar a secagem das amêndoas do cacau. Tipos encontrados: Barcaça alta, Barcaça baixa, Conjunto Barcaça Secador, Conjunto Barcaça / Secador / Casa de fermentação / Armazém.


5- Você poderia explicar todo o processo que envolve o cacau, desde a plantação até a venda?


Implantação da Lavoura: plantio, condução, adubação, podas etc.
Colheita: Derrubada do fruto, quebra da cabaça e condução das amêndoas.
Beneficiamento: fermentação, secagem das amêndoas e venda do produto.


6- O que é e o que representou a Vassoura-de-Bruxa para a Região? Conseguimos vencê-la? Como? Por quê? Qual a origem da praga, como chegou até a Região Cacaueira?


A Vassoura-de-Bruxa veio da Região Amazônica no ano de 1989. A chegada dela causou uma queda drástica da produção e consequentemente dos recursos que o cacau gerava para a região.  Hoje já temos tecnologia para tornar a lavoura cacaueira produtiva convivendo com a Vassoura-de-Bruxa.  Não conseguimos vencê-la, mas podemos conviver e manter a lavoura produtiva.


7- Quem são os meeiros? Há diferença entre a relação do trabalhador rural ontem e hoje na lavoura cacaueira?


Meeiros são parceiros dos produtores que cuidam da lavoura em troca de 50% da sua produção. Quanto aos contratados, não há diferença. Quanto aos meeiros sim, pois estes não têm vínculos empregatícios.


8- A relação do proprietário de terras é a mesma do passado? Eles continuam ausentes de suas terras, delegando a terceiros o cuidado com a lavoura?


Este comportamento ainda existe, mas está diminuindo por conta das dificuldades administrativas causadas pela baixa lucratividade das propriedades dos produtores ausentes.


9- A tecnologia empregada nas barcaças continua valendo ou já foi ultrapassada?


Continua valendo. É boa e barata e a secagem ao sol não é poluente.


10- Que lugar a Região ocupa hoje na produção cacaueira do Brasil? Como estamos em relação ao mundo? O que mudou?


A Bahia ainda é a maior produtora de cacau do Brasil. O Brasil é o 5º maior produtor de cacau mundial: 1º Costa do Marfim, 2º Gana e 3º Nigéria, estes são dados do ano passado.



11- O que você gostaria de dizer para os leitores que não conhecem a Região, as barcaças e a plantação de cacau?


Que venham conhecer uma das mais belas regiões do Brasil, A Mata Atlântica, o cacau e o seu chocolate, nossa cultura, lindas praias e a nossa gente.


12- Quem é Itatelino em relação a tudo isso que falamos? Quais os seus sonhos? O que você considera importante ser dito?

Eu sou Itatelino Leite, Engenheiro Agrônomo, Funcionário Público Federal (Ceplaqueano), Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itajuípe, Cacauicultor, Pecuarista e apaixonado pela minha Região. Gostaria de divulgar a todos a nossa terra.


13- Os coronéis do cacau ainda existem? São os mesmos? O que mudou no cenário das relações de poder e nas relações políticas? As dívidas dos fazendeiros continuam como no passado, impagáveis? Há financiamentos?


Os coronéis ficaram na história, mas não existem mais. As relações políticas são mais democráticas, apesar do poder econômico ainda ser muito decisivo na obtenção do voto. Financiamentos existem para aqueles que não estão endividados. Estamos passando por um momento de mais uma renegociação das dívidas e temos expectativas de que desta vez elas se tornem pagáveis.


14- Como surgiu o cacau na Região Sul da Bahia?


Veio da Região Amazônica e foi plantada pela primeira vez na Bahia na Fazenda Cubículo no Município de Canavieiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário